"Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta."

7.4.06

II° Fórum de Comunicação

Ah, que evento ótimo. Adorei, meu primeiro e com certeza não será o último.
Foi um evento em comemoração ao dia do jornalista, (07/04) organizado pelo
sindicato com o patrocínio da Petrobrás. Chegamos ao Pestana às 8hs e tivemos um ótimo café da manhã, logo após, as devidas apresentações da Petrobrás e do sindicato. Eduardo Coutinho então começa dizendo que não se sente à vontade em público, e não frequenta lugares nos quais não possa fumar. O "debate" segue então, com o Eduardo sempre fumando, e ficando cada vez mais à vontade. Fala da dificuldade que é conseguir financiamento para documentários no Brasil, e comenta o paradoxo do enorme número de documentários que são lançados por ano no país. Elogia a Petrobrás, que lhe deu apoio no filme "O fim e o princípio", que é exibido logo no final do evento. Comenta o fato de deixar seus documentários fluirem. Não faz roteiros prévios, e muitas vezes tem que inventar um para conseguir apoio. Segundo Eduardo, "A intencionalidade é a morte do documentário." Conta-nos também que já trabalhou durante a ditadura para o Globo Repórter, fazendo inclusive um documentário sobre um membro da elite coronelista. Critica a língua portuguesa, "uma língua muito difícil" e comenta o fato de a palavra ser tão destacada nos seus documentários, que são constituídos de depoimentos de pessoas simples, mundanas. "A fala é o corpo, o corpo é a fala" cita Eduardo ao falar sobre o assunto. No final do fórum, recebemos o dvd duplo de "Edifício Master", um dos mais famosos documentários do carioca, que ganhou prêmios até no exterior.

Nota: a voz do apresentador do fórum é impressionante. Chega a ser mais "forte" do que a de Cid Moreira. Só não consegui saber se ele é um jornalista também, ou apenas o apresentador do evento.

2 Comments:

  • Interessante mesmo esse fórum hein? Sempre bom participar de eventos assim!

    Um bjaum!

    By Anonymous Anônimo, at 7/4/06 7:08 PM  

  • Foi uma manhã produtiva não é mesmo? Muito mais interessante do que estar na sala de aula, não concorda? Eu acho que esse tipo de coisa acrescenta muito mais, mesmo sendo inapropriada a comparação.

    Em relação ao apresentador do evento, ele é radialista, eu não saberia dizer para qual rádio ele trabalha, e se é realmente formado em jornalista, no entanto ele com certeza trabalha na área.

    By Anonymous Anônimo, at 10/4/06 9:40 PM  

Postar um comentário

<< Home